Residências Fotográficas

O processo de trocar conhecimentos a partir de vivências artísticas, comumente chamado de “Residência Artística” é um dos programas que merece maior atenção do Campus Avançado. Uma característica que diferencia a nossa proposta de “Residência Artística” é que não oferecemos um pacote previamente fechado e definido. Nossas “residências Artísticas” são desenhadas a partir das demandas dos pretensos residentes, incluindo, inclusive, visitas a outros ateliês e rodas de conversas com outros artistas do setor, bem com outros agentes culturais, do mercado e/ou da academia, de acordo com as necessidades e desejos do artista residente.

Essa “fórmula” resulta da experiência pessoal do nosso Coordenador do Programa de Residência Artística do Campus Avançado, Davy Alexandrisky, que, na qualidade de artista residente, ganhou dois Editais de Bolsas de seis meses de Residência Artística da FUNARTE, um com os quilombolas do Quilombo São José da Serra, e outro com os indígenas Guarani, na Aldeia Itaxim, além de uma residência artística, de 36 dias, promovida pela Associação Amor à Vida, em Moçambique, para um projeto com os albinos pretos em todo o território moçambicano, e outro projeto percorrendo mais de 4.000 km pelo interior das Minas Gerais, conversando, fotografando e gravando depoimentos de Benzedeiras e Raizeiros, sobre a cura de doenças através da fé e das plantas (em algumas situações da cura pela combinação da fé e das plantas).  

REGISTROS E REFLEXÕES SOBRE AS RESIDÊNCIAS

Preto Branco: Uma Denúncia Poética

Retratos dos cotidianos dos albinos moradores de Moçambique na África e sua luta contra a discriminação e violência

Quilindo Quilombo

Imagens do dia a dia do povo do Quilombo de São José da Serra em sua prática diária em Valença, Estado do Rio de Janeiro

Índio Não Quer Mais Apito

Registros do cotidiano dos Guarani M’Biá em Paraty Mirim com imagens da cultura e das vivências diárias deste povo

FOTOS PRODUZIDAS NAS RESIDÊNCIAS

DEPOIMENTOS SOBRE AS RESIDÊNCIAS

Quer fazer uma residência?

Você é fotógrafo e quer fazer uma residência ou pesquisa sobre um tema do cotidiano com Davy Alexandrisky? Mande aqui uma mensagem de interesse para que façamos contato com você.