CineolhO 12 de dezembro

Local: MAC de Niterói (auditório)

17:30h -  Gratuito

O CineolhO deste mês apresenta uma seleção de vídeos que abordam vários aspectos da cidade-sorriso, apresentando singularidades, casos pitorescos, histórias e memórias ocorridas na cidade de Araribóia de ontem e de hoje.
Cultura na Bandeja (campus avançado – doc – vídeo -  20min – 2008)

Documentário que apresenta manifestações artísticas e culturais realizadas em bares da cidade de Niterói. O vídeo traz uma reflexão sobre o bar como espaço de troca, interação e diálogo apresentando características particulares de cada estabelecimento no que tange a alternativas e soluções ou não-soluções para a caracterização e dinâmica de funcionamento dos bares.

Forrozear (Momento expressão Jovem -doc – vídeo – 5min – 2008)

Vídeo realizado por jovens participantes de projetos sociais da cidade que utilizam o audiovisual como ferramenta educativa. Produzido pelo projeto ME vê na Tv, o documentário apresenta um grupo de forró do morro do palácio que já tem CD lançado e faz sucesso em apresentações dentro e fora da comunidade.

Caximbau (14min  / VHS / DV CAM/ colorido/ doc/ 1998/ uma produção de Plus Ultra)

Quinhentos anos após serem descobertos, os brasileiros permanecem desconhecidos! Uma nave de ferro abandonada e digerida pela comunidade local da Baia de Guanabara, Ilha da Conceição em Niterói. Terceiro mundo. Um ponto de encontro, um clube masculino de jovens. Meninos marginalizados transformam o lixo de uma sociedade industrial decadente em puro divertimento. Ironia acida e ferrugem. Óleo queimado e o mar.

Nichteroy em foco:  (16mm,1988, cor , 18 min.)

Curta histórico do curso de cinema da UFF, realizado em formato de cine-jornal que ironiza acidamente algumas ´instituições´ da cidade. Poetisa famosa da cidade lança livro durante cinqüentenário de pastelaria; Atriz niteroiense ganha Oscar e faz filme com galã internacional; serial killer de Icaraí que ataca vendedoras de butiques é preso; barca é seqüestrada por grupo que ordena viagem à Cuba, na cobertura cinegrafista filma a própria morte.

Filme Surpresa ! Realização Campus Avançado

O auditório fica no sub-solo, descendo a escada à esquerda do lago artificial

A sessão começará rigorosamente no horário.   Atenção – 17:30

Coordenação:  Marco Aurélio Brandt - marcobr21@gmail.com

Leandro Baptista - leandroba@yahoo.com.br

CineolhO com projeções no pátio

Após a sessão CIneolhO no MAC de 14 de novembro, um evento especial com a participação de Alexandre Dias, Léo Duarte e suas respectivos alter-egos, Gwaz&Dulce e Panthera Léo. Projeções no corpo do MAC fizeram sucesso a partir do anoitecer, despertando a atenção de todos que passavam. O MAC estava movimentado, com a inauguração de duas exposições neste dia.

Equipe prepara o arsenal

Equipe prepara o arsenal

Entre as imagens, frames de filmes clássicos

Entre as imagens, frames de filmes clássicos

Momento do vídeo "Niterói Deles", de Leila Barreto, com fotos de M. A. Brandt

Momento do vídeo "Niterói Deles", de Leila Barreto, com fotos de M. A. Brandt

Sessão em Charitas

  Apresentada em novembro último o Cineclube CineolhO na Escola Maria Pereira das Neves em Charitas, na base do morro do Preventório. A sessão com os filmes “Manipulação de massas”, “Linguagem da persuasão” e “Sala de espera” versou sobre o tema Comunicação e Mídia e foi seguida de acalorado debate.

Flagrante da projeção

Flagrante da projeção

Depois da sessão e debate, depoimento de professores e alunos

Depois da sessão e debate, depoimento de professores e alunos

CineolhO no MAC 14 de novembro

Live P.A. no pátio do MAC

Live P.A. no pátio do MAC

A dupla Gwaz e Dulce + Panthera Léo retorna ao MAC após dois anos para  realizar uma  Live Performance audiovisual .No projeto ,imagens e sons são processados ao vivo com muitas referencias ao cinema – video arte e música experimental eletrônica.

A apresentação no Museu de Arte Contemporânea será no pátio e as imagens serão projetadas na própria arquitetura do Museu.
Quem chegar cedo ainda pode acompanhar mais uma sessão do lendário CineClube CineOlho às 16 hs, veja a programação de filmes em :http://www.campusavancado.org.br/cineolho/

Como chegar :
Mirante da Boa Viagem, s/nº. Niterói, RJ • CEP: 24210-390 • Tel: (21) 2620-2400 • Fax (21) 2620-2481.

entrada franca.

veja videos de gwaz e dulce + panthera léo em : http://www.youtube.com/autecre

10 de outubro – sábado 16h

Sessão no Museu de Arte Contemporânea de Niterói – MAC NITERÓI

17 de outubro

Cineolho apresenta uma seleção de novíssimos curtas que traçam um painel da nova geração de cineastas do Rio de Janeiro. São curtas de recém-egressos de escolas de cinema do RJ.

Holanda

AtoFlor Brazil, 12 min
Domingo à noite. Sala de cinema. Atores são convocados por email a criar um personagem e comparecer à sessão. Quem são os tipos, as pessoas que ali estão? O que procuram? Através de um único plano fixo desta platéia, os atores/personagens improvisam ações diante da grande tela. Cada personagem criado estabelece uma ação-relação com o filme que assiste. Trabalho de conclusão de curso pela UFRJ

A enirtiV – Camila Cañeque, 15 minUm documentário experimental enfocando o universo dos manequins de loja. Olhos, bocas, pernas, mãos.. De onde vêem? Para onde vão? O que inspira suas formas? Realizado como conclusão de curso na AIC. (Academia Internacional de Cinema)

Holanda- Álvaro Furloni e Lígia Diogo, 13 min.
O problema dos sonhos de Seu Jorge com a Holanda é que no final sempre as represas estouravam e inundavam tudo. Diretores e equipe egressos do curso de cinema da UFF.
Fimado em película 16mm

Os Inocentes – Davi Kobi, 7 min.
O mar tem jogado na praia pingüim, tartaruga gigante, cação, cachalote. Hoje: tem mulher nua. Fimado em película 16mm. Diretor e equipe egressos da UFF.

Filme Surpresa !
O auditório fica no sub-solo, descendo a escada à esquerda do lago artificial